Estrategia De Marketing: É Um Serviço Ou Produto Que Eu Vendo?

Pode parecer uma questão simples e sem importância, mas é a base da estratégia de marketing do negócio, seja ele pequeno, médio ou grande.

A diferença entre produto, que é tangível, palpável e serviço, que é Intangível, não é possível de ser pego com as mãos é primordial.

Saber a diferença é que dá direcionamento em todo o esforço da empresa na hora da venda!

Desde o atendimento até as formas de divulgação!

Seja para os clientes atuais ou os novos!

E muito mais…

O que torna essa questão tão importante?

Segundo Kotler, o Marketing Mix ou Composto de Marketing, de Serviços tem 07 Pês. 

03 Pês a mais que os 04 Pês (produto, preço, praça e promoção), do Marketing Mix ou Composto de Marketing para Produtos.

Ou seja, se o “Pai” do Marketing estabelece essa diferença, então é porque deve ser importante.

Veja abaixo quais são os 03 Pês a mais:

People (pessoas): todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na produção e consumo de um serviço são parte importante.

Process (processos): os procedimentos, mecanismos e fluxo de atividades pelos quais um serviço é consumido são elementos essenciais da estratégia de marketing.

Physical Evidence (evidências físicas): o ambiente no qual o serviço é prestado, assim como materiais impressos e outros itens físicos, podem tornar palpável a promessa que um serviço representa.

Sendo assim, quando você tem um produto para vender, toda a atenção do cliente está voltada para o produto em si, suas características físicas percebíveis.

Como: tamanho, embalagem, cores, sabores, entre outras coisas e seu esforço deve se concentrar em descrever os benefícios, que aquele produto irá propiciar ao ser consumido.

No caso de um serviço, como cortar o cabelo ou encomendar uma pizza, por exemplo, a pessoa que irá providenciar o pedido, a forma (processo) que ela irá proceder e o que ela irá utilizar (evidências físicas) durante a execução do serviço são fundamentais e farão toda a diferença.

Pois, na verdade o cliente precisa sentir SEGURANÇA de receber pelo o que pagou e esses 03 aspectos fazem toda a diferença.

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