O Que É Marketing? 5 Passos Simples Para Você Entender Sem Ter De Estudar Muito, Garantido.

MARKETING? This Is The Name Of The Game! (Este é o Nome do Jogo).

Muito se fala de que Marketing é algo complicado, duro de entender e mais ainda de usar.

Realmente, se você for ver nos livros, a maioria usa termos técnicos difíceis de compreender e distantes da nossa realidade.

Convivo diariamente com esse problema em minhas aulas, busco simplificar ao máximo o conteúdo para facilitar o entendimento e a compreensão.

Continue lendo e vamos resolver isso juntos. 

Vamos começar?

Marketing: “Atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através de um processo de trocas” (Kotler, 1980)

Vejamos esse conceito passo a passo:

1.Passo – O Nome Marketing:O nome da disciplina nos dá boas #dicas de seu significado:

  • O fato de estar em inglês demonstra sua origem norte americana (USA);
  • Como todo verbo em inglês mais o “ing” dá ideia de movimento;
  • Exemplos: Talk = Falar; Talking = Falando. Walk = Andar; Walking = Andando;

Traduzindo ao pé da letra, Market = Mercado; Marketing = “Mercadando”.

Já que Mercado é um substantivo e não um verbo, essa forma em português não dá para usar.

Fica melhor então considerar Marketing, como sendo:

“O Mercado É Dinâmico E Está Em Constante Movimento.”

Mercado? O que é isso?

De uma forma simples, mercado significa:

“Conjunto de Pessoas Com Poder De Compra (Com Dinheiro).”

2.Passo – Uma Atividade Humana:Sim, ele é feito por pessoas e para pessoas.

Mesmo que você venda para empresas, são pessoas também quem decidem.

As pessoas são o foco de todo processo de Marketing e que elas não são apenas números ou estatísticas e sim, seres humanos completos com corpo, mente e alma

Valores, percepções e principalmente, emoções, que são a base de todo o processo de compra e de relacionamento com a Marca.

3.Passo – Dirigida Para Satisfazer:O que é satisfazer? É atender a uma Expectativa!

Estou falando da percepção do consumidor em relação ao que está sendo oferecido.

Você vai entender o que eu quero dizer.

Veja este post, ele está ou não está atendendo a sua expectativa?

O que você está lendo é o que esperava encontrar?

Essa resposta tem pelo menos, 04 opções:

  • Não e está muito longe do que eu esperava! (Muito Insatisfeita)
  • Não, não era o que eu esperava! (Insatisfeita)
  • Sim, era o que eu esperava! (Satisfeita)
  • Sim e está bem acima do que eu esperava! (Muito Satisfeita)

Um detalhe importante – A Expectativa Muda De Pessoa Para Pessoa – por isso a tarefa é tão difícil de agradar as pessoas e esse é o grande desafio do Marketing.

4.Passo – As Necessidades E Os Desejos:Vamos deixar uma coisa clara, Marketing não cria necessidades, OK?

Você irá ouvir por aí que sim, mas o Marketing não tem todo esse poder.

As necessidades são inerentes ao ser humano, como bem demostrou Maslow nessa piramide ai em cima e estão arranjadas em ordem de importância e de como influênciam no comportamento humano.

Na base da pirâmide estão as necessidades mais básicas, enquanto no topo estão as mais sofisticadas.

A saber:

a) Necessidades Básicas: necessidade de ar, alimento, descanso, exercício, abrigo, sexo, água, sono, roupa, conforto físico, boas condições de trabalho.

b) Necessidades de Segurança: necessidade de proteção contra perigos reais ou imaginários, segurança. Sentir-se livre do perigo físico e provação de necessidades fisiológicas, de preservação com o futuro, garantia de trabalho, prevenção de acidentes, emprego estável, estabilidade econômica e tranquilidade.

c) Necessidades Sociais: necessidade de fazer parte de um grupo, de ser aceito por ele, de afeição, de coesão do grupo de trabalho, apoio, troca de amizade, oportunidade de trabalhar num ambiente harmonioso.

d) Necessidade de Auto Estima: necessidade de autoconfiança, realização, status, respeito, reconhecimento, reputação, auto avaliação estável, auto respeito, autoestima, estima dos outros, prestígio, atenção, confiança, promoção pessoal, sucesso, demonstração de capacidades e competências especiais.

e) Necessidade de Auto Realização: necessidade de satisfação com o trabalho que realiza, de realizar o máximo do potencial individual, desejoso de tornar-se àquilo que se é capaz de ser, de autodesenvolvimento, de liberdade de expressão, de exercer a própria competência, de desafio, criatividade e de realização de tarefas significativas, importantes e gratificantes. São as necessidades mais sofisticadas, elevadas e espiritualizadas.

Então, vamos falar agora dos Desejos, onde o Marketing vai atuar de verdade.

De uma forma simples, o desejo é a materialização da necessidade. É a opção que o consumidor irá escolher de algum produto ou serviço para atender a necessidade que esteja sentido naquele momento.

Exemplo: 

Fome é uma necessidade básica, a forma de satisfazer é o desejo, pode ser com uma lasanha da Sadia, um Big Mac, uma esfirra do Habib’s entre tantas outras opções.

E essa “briga” se dá na cabeça do consumidor e ganha quem tiver a Marca mais identificada com a necessidade.

5.Passo – Processo de TrocaO quinto e último passo fala do pagamento, de como se fecha o ciclo.

Por que não dinheiro e sim troca?

Isso porque o Marketing pode ser usado em atividades cuja finalidade não seja ganhar dinheiro, como por exemplo o Marketing Político onde o objetivo é o voto.

Instituições sem fins lucrativos também podem fazer Marketing para conseguir doações de alimentos ou roupas.

 

Segundo essa definição de Kotler, que vimos passo a passo, podemos apreender que Marketing tem estreita relação com mercado, consumo e trocas.

Veja de forma resumida nesse infográfico:

O que você achou deste conteúdo? Esqueci alguma coisa? Conte nos comentários.

Ah! Deixei o link caso você queira baixar o infográfico em PDF, sem formulários, OK?

Clique aqui: Infográfico O Que é Marketing?

Referências:

Administração de Marketing, Philip Kotler, editora Atlas, 4ª edição, 1994.

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