Destaco, nessa história, a Klabin Fabricadora de Papel e Celulose, não porque foi meu primeiro emprego ou estágio, mas sem dúvida foi a minha maior experiência profissional em Marketing, de longe a mais completa.
Não que Bradesco, Unibanco, DCI, Paginas Amarelas e outras empresas onde passei, tenham sido em vão para minha carreira profissional, longe disso!
Todas tiveram sua parcela de contribuição para formar o profissional de Marketing que sou hoje, mas de fato, foi no período que fiquei na Klabin que pude aplicar mais daquilo que havia aprendido na faculdade e ver o resultado na prática.
O quadro abaixo é um exemplo disso, mostro para você, o que aconteceu com as vendas após as ações que foram feitas entre 1994 e 1996, de acordo com os Planos de Marketing.A ideia era aumentar a diferença de vendas e de participação no mercado entre as marcas de toalhas de papel, fazendo da Chiffon a marca líder, se distanciando da marca Gourmet.
Além de ter sido o maior tempo que fiquei em uma empresa, entre 1991 e 1998, com promoções de cargo, começando como Assistente e saindo como Gerente de Produto…
Marcou minha vida no lado pessoal também, pois foi neste período que minha esposa faleceu e fiquei viúvo com 03 filhos pequenos.Na época estava cursando MBA em Marketing na USP e com ideia de ir para os Estados Unidos da América, o berço do Marketing, e ficar por lá. Ir embora para os EUA de vez, não deu, mas apesar do ocorrido, tenho orgulho em dizer que consegui concluir o meu MBA.
E meus filhos? Estão crescidos e bem, obrigado! Sou até vovô, mas essa é outra história…
Não perca a continuação desta história no próximo post!!