De Assistente De Marketing A Gerente De Produto!

Destaco nessa história a Klabin Fabricadora de Papel e Celulose, não porque foi meu primeiro emprego ou estágio, mas sem dúvida foi a minha experiência profissional em Marketing, mais completa.

Não que Bradesco, Unibanco, DCI, Paginas Amarelas e outras empresas onde passei, tenham sido em vão para minha carreira profissional, longe disso!

Todas tiveram sua parcela de contribuição para formar o profissional de Marketing que sou hoje, mas de fato, foi no período que fiquei na Klabin que pude aplicar mais daquilo que havia aprendido na faculdade (ESPM) e ver o resultado na prática.

O quadro abaixo é um exemplo disso, demonstro para você, o que aconteceu com as vendas após as ações de Marketing que foram feitas entre 1994 e 1996, de acordo com os planos elaborados.

A ideia era aumentar a diferença de vendas e de participação no mercado entre as marcas de toalhas de papel, fazendo da Chiffon a marca líder, se distanciando da marca Gourmet.

Além de ter sido o maior tempo que fiquei em uma empresa, entre 1991 e 1998, com promoções de cargo, começando como Assistente e saindo como Gerente de Produto…

Marcou minha vida no lado pessoal também, pois foi neste período que minha esposa faleceu e fiquei viúvo com  03 filhos pequenos.

Na época estava cursando MBA em Marketing na USP e com ideia de ir para os Estados Unidos da América, o berço do Marketing, e ficar por lá.

Ir embora para os EUA de vez, não deu, mas apesar do ocorrido, tenho orgulho em dizer que consegui concluir o meu MBA.

E meus filhos? Estão crescidos e bem, obrigado! Sou até vovô, mas essa é outra história…

O que você achou deste conteúdo? Esqueci alguma coisa? Conte nos comentários.

Não perca a continuação dessa história, deixe abaixo o seu e-mail para receber o próximo post – De Consultor de Marketing a Professor da ETEC! – e diga também a sua opinião! Caso não tenha lido o anterior, clique aqui!