O que é demanda e quais os tipos!
O Que é Demanda e Quais os Tipos?
Oi turma! Aqui é o professor Mezzalira e hoje a gente vai falar sobre Demanda e Tipos de Demanda.
Bom… primeiro… o que é demanda? Demanda é procura!
Então, faz parte das atividades do profissional de Marketing, gerar demanda para os seus produtos e serviços… para a sua oferta, ou seja, gerar procura… criar procura… por quê?
Porque a empresa está oferecendo ao mercado, não é? Seus produtos… seus serviços… e precisa, então, ter pessoas para comprar esses produtos e serviços, isso é, gerar demanda… é criar demanda… criar procura… é fazer com que as pessoas consumam, tá?
Então, o pessoal de marketing, tem entre as suas funções, gerar demanda, mas para você gerar demanda, também é muito comum em marketing, antes de você tomar uma ação, fazer algo para modificar uma situação natural, você precisa saber… como é essa situação hoje!
Você vai ter que fazer sempre um diagnóstico da situação, você vai ter sempre que fazer um levantamento do momento atual, antes de tomar uma atitude para modificar isso.
Por isso, que a gente vai estudar aqui, existem 8 tipos de demanda, tá?
São 8 tipos, para você identificar atualmente, tá? Nesse momento, qual o tipo de demanda em que o seu produto ou serviço está? Para que você possa modificá-lo, então, tipo de demanda melhor ou… se já estiver… manter, OK?
Então, vamos conhecer aqui, quais são os tipos de demanda, tá? Nesse primeiro vídeo, vou falar… quatro delas, no próximo vídeo, as outras quatro.
Vamos lá! Existe a demanda negativa, o que seria uma demanda negativa? É quando as pessoas tem algum tipo de objeção a sua marca, ou seu produto, tá? Elas não querem, sabem que existe, mas por um motivo, ou outro, não querem, né! Tem medo, ou consideram… é… um produto de má qualidade, tá certo?
Um exemplo… você vai vender planos de cemitério, lote de cemitério, as pessoas têm medo de comprar, achando que vão morrer, então, elas tem uma demanda negativa (1)… ah! Quer ir ao dentista, mas não tem medo do motorzinho… ou seja, existe um bloqueio, eu vou comprar esse produto importado, mas eu tenho medo que não venha… ou que seja de má qualidade… existe uma objeção, OK? Uma negação a esse produto.
Próximo tipo de demanda… é uma demanda inexistente (2)… e as pessoas não sabem que o seu produto existe…. não tem nenhum tipo de objeção, porque simplesmente não conhecem, então, esse aqui fica mais fácil, né?
De você fazer o seu trabalho, que o anterior… no anterior, você precisa tentar modificar esse panorama, fazer com que as pessoas deixem de ter medo, ou deixem de acreditar que a qualidade é ruim… enfim, você precisa identificar no caso aqui quais são as objeções, para trabalhar em cima delas, para convencer lá os seus consumidores.
Aqui não, você vai estar partindo praticamente do zero, então, fica mais tranquilo para você… é… posicionar o produto… criar a imagem do produto… gerar demanda para ele… só que vai levar, evidentemente, mais tempo para que as pessoas possam, não é, ir conhecendo, ok?
Demanda latente (3), já é diferente, então, existem produtos… existem marcas que estão no mercado, porém, existe espaço para mais, né!
Os produtos que existem e serviços que existem não atendem plenamente o consumidor… por exemplo, hoje a gente tem carros, né, econômicos, carro 1.0 que fazem 20, 30 km por litro, mas se tivesse um carro que fizesse 50, 60 km por litro? Tá! As pessoas… tem interesse em carros casa cada vez mais econômicos… isso é demanda latente.
Então, elas querem produtos que ofereçam… mais benefícios do que aqueles que existem atualmente… OK?
Imagina, ao invés de você ter que ir na academia malhar, você toma uma pílula… isso é demanda latente… as pessoas querem as coisas que é… ou não existem, ou o que existe… não atende plenamente, tá bom? então, existe um espaço aí para desenvolvimento desses produtos.
Como eu dei um exemplo no outro vídeo do smartphone… imagina um smartphone que a bateria durasse um mês, você não iria querer? Isso é demanda latente!
A última aqui… é a demanda declinante (4)… é quando a procura está sendo cada vez menor, não é? Do seu produto ou serviço, se fosse um gráfico aqui de vendas… ele tá apontado para baixo, então, você está tendo cada vez menos procura ao longo do tempo o que pode ser semanas, pode ser meses tá?
Mas é importante você identificar o que? A causa, não a consequência… a consequência já tá aqui, existe uma diferença entre causa e consequência… as vendas estarem caindo é consequência de alguma coisa…
Ah, os vendedores estão acomodados… pode ser… o produto tá desatualizado… também pode ser… ah… surgiu um novo concorrente, com um produto melhor, um preço melhor… pode ser. Então, qual é a causa? Ou, quais são as causas né?
Em marketing é comum você não ter apenas uma causa específica, ser um conjunto… então, seu produto pode estar defasado, isso fez com que sou vendedores ficassem desmotivados e você teve que, então, aumentar o preço, porque você estava vendendo menos, então… aí… você criou vários problemas!
Você tem aí várias coisas para estar revendo, para que? Para reverter esse declínio na demanda, ok?
Então, nesse primeiro vídeo a gente viu aqui então que demanda é procura, que é gerar procura para minha oferta do produto, ou serviço.
Esses quatro tipos de demanda, não é? Que são coisas que podem estar acontecendo no momento que você entra na empresa, no momento em que você está na empresa, e que você tem que tomar pé da situação, para modificar isso, nenhuma dessas aqui é a demanda ideal.
A demanda ideal a gente vê no próximo vídeo tá bom até já! Tchau!
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui
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