Os Tipos de Demanda – Segunda Parte

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A continuação sobre os tipos de demanda!

Oi turma, aqui é o professor Mezzalira e vamos continuar, então, falando sobre os tipos de demanda.

No vídeo anterior, nós vimos (4) quatro tipos e aqui nós vamos ver os outros (4) quatro tipos, né!

Começando então, pela demanda irregular (5)… o que seria isto?

Se fosse fazer aqui (lousa), um gráfico de vendas… não é… teria algo… assim… então, eu nunca sei na verdade como vai ser a minha venda.

Então, um mês, eu vendo muito, no outro mês, eu não vendo nada, no outro mês, eu vendo a metade do que eu vendi no mês anterior…  aí… no outro mês, eu não vendo nada de novo e aí no outro mês, vendo um monte…  enfim, isso é péssimo para a empresa, por quê?

Por que a empresa não tem capacidade ou condições, né! No caso, de se programar, então, ou uma hora vai ter muito produto, ou uma hora vai faltar produto, uma hora vai faltar matéria-prima, ou vai faltar pessoal, ou vai ter pessoal demais…

Essa irregularidade faz com que não haja condição de prever! Prever a demanda, para a empresa, o quê? Se programar, tá! Ter gente para atender… para ter produto… tá!

Ter condição de entrega… enfim, a empresa precisa ter um mínimo de previsão, para que ela possa, si preparar. tá! A demanda irregular, então,  ela é totalmente impossível de ser administrada pela empresa.

Eu gosto sempre nesse item, nesse tópico, abrir um parêntese para falar sobre sazonalidade, não é! É comum as pessoas acabarem confundindo uma coisa com a outra, mas são coisas distintas.

Demanda irregular, eu não tenho previsão nenhuma, o que vai acontecer, é um tiro no escuro. Sazonalidade não, sazonalidade o que é?  São épocas do ano, em que se vende determinados produtos, então, você sabe que na páscoa, vai vender ovo de páscoa, né! No natal, vai vender Panetone, arvore de natal… o carnaval… na volta às aulas… enfim.

Existe um calendário aí, de datas promocionais, e nessas datas, se vendem determinados artigos de época, isso é sazonalidade, por que é diferente de demanda irregular?  Por que é totalmente previsível, né? O carnaval, o natal, a páscoa, dia dos namorados… acontecem sempre o quê?

Na mesma época, então você consegue se programar, então, a empresa de chocolate sabe que tem que fabricar uma quantidade X, para poder ter estoque na época, e poder comercializar os seus produtos, ok?

Então, isso é sazonalidade, é diferente aqui, você tem previsão, você sabe que você vai ter aquela época determinada do ano, para fazer o faturamento do ano inteiro, ok?

Muito bem, passando então para a próxima, que é demanda plena (6), que é onde você, finalmente, está comercializando 100 por cento do que você faz, então, lembra que eu falei anteriormente, de que você precisa saber qual é a demanda que você está no momento, para quê? Para direcionar para uma demanda melhor.

Então, qual é o objetivo de todas as empresas? Chegar aqui na demanda plena. Aqui eu não tenho nem falta, nem sobra e eu vendo praticamente tudo que eu faço, esse é o ideal? É o ideal, é o que a gente procura manter ao longo do tempo, porque assim a empresa consegue ter a sua máxima produtividade, não é?

Consegue colocar para fora, colocar no mercado, a sua capacidade máxima de produção, seja de produtos, ou de atendimento, no caso do serviço, certo?

Então, demanda plena é aquilo que é o nosso objetivo ideal em termos de demanda.

A gente viu aqui os vários tipos, e aí você tem que identificar em qual você está naquele momento, para trabalhar no sentido de chegar na demanda plena e se manter, né?

Chegar até não é tão difícil assim… o duro é você estar sempre não topo… se manter na demanda plena, ok?

Mas, ainda existem outras duas além do nosso objetivo aqui, que vale a pena a gente conhecer, que é a demanda excessiva (7), ou seja, se aqui (demanda plena)… é quem tá no 100 por cento, aqui (demanda excessiva), passou, você tem muito mais gente procurando, do que você tem condição de atender, e aí você pode perguntar: “Então, isso é melhor ainda?”

Aí depende, tá certo? Pode ser que sim, pode ser que não, pode ser que seja momentâneo… e o que acontece? Eu aumento a minha capacidade, para atender essa demanda excessiva, por que se eu tenho mais gente procurado, do que eu consigo atender, eu posso pensar o quê?

Ah! eu pego um empréstimo, faço o investimento, aumento a minha capacidade e passo a atender essa demanda excessiva, ok?

Mas vamos supor que essa demanda, seja apenas temporária, e aí você fez um investimento, você aumentou sua capacidade e aquela demanda excessiva, sumiu!

A princípio é um indicativo interessante? Sim, porém você precisa estudar com muita cautela, para saber se aquilo é real, se aquilo vai se manter, porque depois que você fizer o investimentos e aumentar sua capacidade de produção, e aquilo desaparecer, se você estava aqui perto (demanda plena), você vai ter um hiato maior, você vai ter uma diferença maior da sua capacidade plena, certo?

Você vai ter ociosidade… você vai ter que pagar investimento…. enfim, você acabou criando uma série de problemas para você, considerando que esta demanda excessiva fosse ser mantida.

Agora, uma forma de regular isso, é preço, ok? então, é o que a gente vê muito no mercado, né? A lei da oferta e da procura.

Ah! Faltou o tomate… o tomate que tem… aumenta o preço! Ah! Tem muito tomate… o tomate abaixa o preço, tá!

Então, para você fazer uma regulagem, ao invés de você aumentar a sua capacidade produtiva, você aumenta o seu preço, tá! É uma maneira de você aumentar o quê? A sua rentabilidade, sem estar investindo aí na sua capacidade produtiva, ok?

A demanda excessiva, tem que olhar com muito cuidado, pode até fazer parte da estratégia da marca, se você for querer comprar uma Ferrari, você tem que pegar uma fila, faz parte da estratégia da marca, ter gente na fila esperando, aí depende do que empresa define como estratégia dela.

Como eu disse, então muito cuidado com isso aqui é de demanda excessiva, se realmente ela existir… se ela for se manter… pode ser que valha a pena você investir e aumentar sua capacidade de produção, né! Vai depender do quê? De tendências de mercado, macroambiente, coisas que a gente vai ver em outro outro vídeo, ok?

Só tome esse cuidado aqui, para não se iludir e partir para fazer um investimento, que não vai se pagar depois, tá!

O primeiro passo aqui, realmente é você aumentar o seu preço, e vê se você consegue atender aqueles que têm maior capacidade de pagamento, dentro dessa demanda excessiva.

Bom, o último tipo dela (demanda), aqui, é a tal da demanda indesejada (8), mas como assim? Eu não quero que procure o meu produto? Sim, existem produtos, serviços, que a sociedade não quer que ninguém procure, né?

Então, se você for pensar em termos de drogas, por exemplo, é um produto ilícito, mas tem gente procurando, não tem? Tem!

Assim como pornografia infantil… enfim, e outras coisas mais, não é? Os produtos piratas… vou colocar aqui ó… (lousa)…  que são cópias aí dos produtos originais, que são vendidos e as pessoas compram, então isso é uma demanda indesejada.

Então, tem pessoas comprando coisas, produtos, serviços, que a sociedade em si… não deseja… se você for pegar… recentemente… cigarros… foi feita todo uma campanha, ao longo das últimas décadas, para que? Para que as pessoas parem de fumar.

Então, é uma demanda indesejada? É! Pela sociedade, que as pessoas fumem… que faça mal a elas, etc. Existe demanda indesejada sim, e geralmente, são aí produtos que fazem mal para saúde, ou que de alguma maneira são ilícitos, ok?

A gente fica por aqui, complementando assim os tipos de demanda com esse último vídeo! Tchau, até a próxima!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

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