O Que é NEWSLETTER e Como Usá-la Junto Com o E-Mail Marketing em suas campanhas de Marketing Digital.
A newsletter e o e-mail marketing, dentro do marketing digital, estão entre as ferramentas mais poderosas de geração de clientes.
Apesar de ambas ferramentas serem parecidas, elas não são a mesma coisa. Na verdade, elas devem ser usadas de forma complementar uma a outra.
Nesse post eu vou explicar o que é cada uma, e de que maneira é possível usar essas estratégias para melhorar a sua audiência, e aumentar seu número de clientes.
Primeiro de tudo é importante destacar que tanto a newsletter, quanto o e-mail marketing, são estratégias para manter seus leads e clientes sempre ativos. No entanto, elas são coisas distintas.
A newsletter é um informativo periódico, que tem como objetivo manter seus leads sempre informados.
Ela pode informar desde as últimas postagens do seu blog, até os produtos lançados recentemente.
Já o e-mail marketing é uma estratégia mais assertiva. Geralmente ele é enviado ao lead com o objetivo de gerar uma ação.
Você pode, por exemplo, oferecer o download de um e-book para o lead, ou, incentivar que um cliente retome a compra abandonada.
Quais as vantagens de usar a newsletter e o e-mail marketing?
Quando você utiliza essas duas estratégias de marketing em conjunto, acaba tendo uma série de vantagens, a famosa e tão falada, sinergia!
Isso porque, elas conseguem melhorar o relacionamento com seus leitores e clientes.
Além desse estreitamento, outros benefícios dessas ferramentas são:
1. Campanhas focais
Tanto o e-mail marketing como a newsletter podem ser disparados de maneira focal. Isso quer dizer que é possível fazer uma triagem de quem receberá cada conteúdo.
Essa á uma excelente vantagem para que os seus conteúdos não acabem caindo na caixa de SPAM, leia mais sobre isso em: “O que é SPAM? Como Evitar?“.
2. Mensuração de resultados
Atualmente, existem diversas ferramentas que permitem que você dispare conteúdos do gênero, e mensure os resultados deles. É possível ver quantas pessoas abriram o e-mail marketing, ou até mesmo que links elas clicaram.
Dessa maneira, você conseguirá acompanhar o desempenho de cada estratégia, e fazer ajustes para melhorar o desempenho.
3. Proximidade
Mais um diferencial da newsletter e, principalmente, do e-mail marketing, é que você conseguirá ficar mais próximo do seu público.
Essas estratégias utilizam o endereço eletrônico, que é um canal de comunicação direta e extremamente eficaz.
Dessa maneira, é possível manter a sua audiência sempre ativa, e, ainda por cima, melhorar a divulgação da sua página ou negócio.
Como obter contatos para a newsletter e o e-mail marketing?
No caso de ambas as estratégias, você precisa conseguir contatos para disparar os seus conteúdos.
Existem diversas maneiras de obtê-los, mas, uma das melhores é através de uma lista de contatos opt-in.
Saiba mais sobre essa listagem no post “O Que É Uma Lista OPT-IN?”, e veja como ela pode potencializar sua página ou negócio.
Com ela, você terá um público realmente interessado no conteúdo, produto ou serviço que você oferece.
Dessa maneira, tanto a newsletter como o e-mail marketing terão uma aceitação melhor.
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