Explicação do conceito de Marketing segundo Philip Kotler
O Conceito de Marketing Segundo Kotler
Oi turma aqui é o Professor Mezzalira e nós vamos continuar tentando entender o que é Marketing.
No vídeo anterior, nós vimos o que significava o nome da disciplina, neste aqui a gente vai falar sobre um dos conceitos do Philip Kotler (considerado como o pai do marketing), que apesar de ter feito várias tentativas de conceituar Marketing, não só ele, como a Associação Americana de Marketing (AMA) e outros autores.
Essa conceituação dele, é a que eu mais gosto, gosto de usar, porque para mim é a que melhor define o que é Marketing.
Marketing é ainda uma disciplina muito recente, ainda tem muita discussão, muito que evoluir, mas aqui, me passa o seu foco principal, a sua essência, tá.
Vamos lá! Ele diz assim:
“Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através do processo de troca.” Kotler
A primeira parte: “…atividade humana…” é sempre bom lembrar então, que Marketing é feito por pessoas, para pessoas.
Mesmo que seu cliente seja uma instituição, seja uma outra empresa, nessas empresas, trabalham pessoas, são estas pessoas que vão comprar, mesmo que não seja para que elas usem, mas que a própria empresa utilize.
Então, ter em mente que você lida com gente, é uma parte importante, porque todo o comportamento, toda a questão da psicologia, antropologia, sociologia, que são disciplinas que o Marketing utiliza para entender o comportamento humano, reforçam essa ideia de que você trabalha com pessoas para pessoas.
Isso fica mais nítido ainda, quando você vê que… é uma “…atividade humana dirigida para satisfação…” Satisfação de quem? Das pessoas!
Como é que você satisfaz alguém? É atendendo as expectativas dela!
Vejam que é algo bastante subjetivo, todo mundo quando vai consumir um produto ou um serviço, ela tem expectativas do que aquele produto ou aquele serviço vai entregar para ela.
Isso faz parte do comportamento humano, faz parte da personalidade das pessoas, faz parte de uma série de coisas que envolve o ser humano.
Essa “satisfação” é algo muito difícil de se conseguir e que é o grande foco do Marketing, mesmo quando você tem produtos industrializados, você busca o quê? Satisfazer os seus consumidores individualmente, não coletivamente.
Então, “satisfação” está relacionado a atendimento, a superação da expectativa… e essa expectativa é baseada em quê? “…necessidades e desejos…”
Se fala muito sobre isso em Marketing e aqui, é algo que precisa ficar bem claro, que o Marketing não tem esse poder todo de criar “necessidades”.
“Necessidades” todos nós temos, isso ficou provado quando Maslow, que foi um psicólogo, que desenvolveu a sua teoria da motivação, comprovou que nós temos uma hierarquia de necessidades que nós temos de ir suprindo.
Isso não foi o Marketing que inventou, não foi o Marketing que criou, justamente Marketing buscou esse conhecimento, a nível do que Maslow conseguiu comprovar com a sua teoria, e a partir disso vem trabalhar o quê? Trabalhar “…os desejos…”
Necessidades, todos nós temos, precisam ser atendidas, e elas são atendidas de várias maneiras, se você pegar uma necessidade básica, que é a fome, como é que você pode satisfazer a sua fome?
Pode ser com um pão com manteiga, pode ser um prato de arroz e feijão, mas também pode ser com um Big Mac, não é?
Marketing vai trabalhar o quê? A forma de satisfazer essas necessidades, nos diversos níveis da Pirâmide de Maslow, que veremos numa próxima oportunidade.
Marketing vai buscar, produtos e serviços, que vão justamente o quê? Atender estas necessidades.
Então, você está com fome? Evidente que você poderia matar a sua fome com um prato de arroz e feijão, como eu disse, mas o que Marketing vai dizer?
Não! A melhor maneira de você fazer isso é indo ao Mac Donalds e comendo um Big Mac!!
Você está trabalhando aqui uma necessidade básica, que é a fome, com o seu produto, no caso, um Big Mac do Mac Donalds, poderia ser, uma esfiha do Habib´s, um prato pronto da Sadia…uma Lasanha, todos esses produtos estão voltados para a mesma necessidade, só que na forma de atendê-la, tá!
Veja que na parte final, Kotler, fala do “…processo de troca…” e não da compra e venda ou do lucro? Porque Marketing pode ser aplicado a vária coisas.
Evidentemente, a troca pode ser o produto pelo dinheiro, mas aí, você não poderia, por exemplo, aplicar Marketing então, em política, por que o Marketing político faz o quê? Ele trabalha para que aquele candidato seja eleito.
Passa a imagem do candidato, trabalha a imagem do candidato para que você dê o seu voto.
Instituições filantrópicas ou de assistência social, que arrecadam fundos, alimentos, mantimentos, agasalhos…isso é troca.
Veja que Marketing pode ser aplicado sim, a processos comerciais lucrativos, mas não só que envolvam dinheiro, lucro, como eu disse, pode ser para o voto, pode ser um alimento, pode ser um agasalho, enfim, pode ser do seu próprio tempo, como um profissional voluntário.
Então, você tem várias maneiras de utilizar o Marketing, não apenas para ganhar dinheiro, OK?
Recapitulando, Marketing é atividade humana, ou seja, pessoas fazem Marketing para outras pessoas, com a intenção de quê?
De satisfazer essas pessoas, atender as expectativas delas, a partir das necessidades que elas têm nos mais diversos níveis, em diferentes momentos de suas vidas.
Oferecendo produtos e serviços que vão atender essas necessidades, que vão se tornar os desejos de consumo dessas pessoas, através desse processo de troca que pode ser lucrativo ou não, pode envolver dinheiro ou não.
OK? Espero ter ficado claro para vocês esse conceito do Kotler e de ter entendido um pouco melhor o que é Marketing, eu fico por aqui e até a próxima!
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui
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