E-mail Marketing: O que é SPAM? Como Evita-lo em suas Campanhas?

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Saiba o que é SPAM e como evitá-lo em suas campanhas de e-mail marketing.

Anuncie, não faça SPAM! Seus CLIENTES agradecem!

Um dos maiores problemas que você pode ter ao usar o e-mail marketing é dele se tornar SPAM na caixa de entrada dos usuários.

O termo, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e noutras situações até modestas.

Primeiro de tudo, se você ainda tem dúvidas sobre o que é e-mail marketing? Leia o meu post “O Que é? Para que Serve? Quais os Benefícios? ” que trata desse tema.

Voltando ao SPAM, esse tipo de conteúdo, além de não alcançar o público, ainda afeta negativamente a imagem do seu site ou negócio perante o seu público.

Além disso, no post de hoje, vou falar um pouco sobre o que é o spam, e porque ele é prejudicial para quem trabalha com e-mail marketing.

Então, não deixe de ler até o final.

O que é spam? Como isso afeta o seu e-mail marketing?

Aqui no blog, eu já falei várias vezes sobre como o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa em sua estratégia e campanhas de marketing.

Da mesma forma, sempre ressaltei que é preciso cuidado para que ele não se torne spam.

Mas afinal, o que é spam?

Spam é a sigla para Sending and Posting Advertisement in Mass, que em português seria algo como “Enviar e postar publicidade em massa”.

Basicamente, é uma mensagem que chega até o usuário, sem ele ter pedido, ou dado permissão.

Com certeza é mais comum que essas mensagens contenham publicidade de produtos e serviços.

Como resultado, em alguns casos, elas podem conter vírus que tem como objetivo roubar dados do usuário.

Por conta disso, os principais gerenciadores de e-mails da atualidade já desenvolveram ferramentas que não permitem que os spams afetem os usuários.

Por meio de mecanismos específicos, as mensagens são automaticamente descartadas para uma pasta separada da caixa de entrada.

Acima de tudo, o spam afeta diretamente o e-mail marketing no sentido de tornar os seus conteúdos duvidosos.

Se um usuário recebe um e-mail marketing, e ele cai na caixa de spam, provavelmente ele nunca irá ver o conteúdo.

Do mesmo modo, se por acaso acha-lo na pasta, vai desconfiar da confiabilidade do seu site.

Quando você trabalha enviando materiais para seus usuários, é preciso tomar um cuidado a mais em relação a essa questão.

Dessa forma, muitos empreendedores perdem tempo e dinheiro, justamente porque seus conteúdos não chegam realmente aos seus usuários.

O que é lixo eletrônico? Spamming? Spammers?

Certamente na sua forma mais popular, spam é sinônimo de lixo de correio eletrônico e designa mensagens de correio eletrônico com fins publicitários.

Geralmente, os spams têm caráter apelativo e na maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.

Do mesmo modo, houve o desenvolvimento e a popularização da Internet, ocorreu o crescimento de um fenômeno que se tornou um dos principais problemas da comunicação eletrônica em geral: o envio em massa de mensagens não solicitadas.

Dessa forma, esse fenômeno ficou conhecido como spamming, as mensagens em si, como spam, e os seus autores, como spammers.

Leia mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Spam

Como evitar que o e-mail marketing se torne spam

Em contraste, para evitar que o seu conteúdo se torne lixo eletrônico na caixa de entrada dos usuários, é importante tomar alguns cuidados. São coisas simples que fazem toda a diferença.

1.   Crie uma lista de maneira correta

Muitas pessoas compram listas de contatos para utilizar o e-mail marketing. Isso é um problema no sentindo que esses usuários não apresentaram interesse realmente no seu site.

Parece que, as chances de você cair em spam por conta desse fator são maiores.

Logo, prefira criar a sua lista do zero.

Veja mais sobre esse assunto no post Como criar uma lista OPT-IN

2.   Evite enviar muitos conteúdos para o mesmo usuário em um único dia

Uma das vantagens do e-mail marketing é que você pode segmentar o envio de conteúdo. Use essa ferramenta para evitar bombardear um único usuário com vários materiais.

3.   Tenha uma ferramenta para disparar os conteúdos

Finalmente, as ferramentas de disparar e-mail marketing tem um IP mais confiável dentro da web. Isso diminuirá as chances do seu conteúdo cair em spam.

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