O Microambiente de Marketing

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Aqui veremos do que é feito o microambiente de Marketing.

O Que é Microambiente de Marketing? Vamos Ver!

Oi turma aqui é o Professor Mezzalira e hoje a gente vai falar sobre o microambiente de marketing, tá bom?

Eu sei que tá meio confuso (a lousa), mas eu vou explicar direitinho… é que  para o vídeo não ficar muito longo, eu escrevi tudo aqui na lousa primeiro… e aí vou explicar para vocês o que é cada coisa…

Mas, antes é bom dizer o seguinte… para você fazer marketing você precisa de dois ambientes: o micro e o macroambiente.

O microambiente é o que nós vamos ver hoje… que são essas forças próximas a empresa tá? Então, você tem a empresa e tem aí agentes que são próximos, que são variáveis que a empresa tem certo controle tá?

Não tem o controle absoluto, mas tem certo controle…

O macroambiente, já são forças externas à empresa, mas que a empresa não tem controle nenhum… mas, inclusive uma das funções básicas do marketing é você ter que adaptar o seu microambiente ao macroambiente

Mas, vamos primeiro entender o que é microambiente, OK?

Então, vamos lá! Microambiente são as forças próximas a empresa e que influenciam na sua capacidade de atender os seus clientes, tá bom? Então, aqui está a empresa… obviamente a empresa tem o quê?

Seus departamentos, é claro fazem parte da empresa…  dentre eles, o departamento de marketing… ou não tem departamento de marketing, mas com certeza tem um composto de marketing, né? Ou marketing mix,  o seu produto ou seu serviço… que são as variáveis mais controláveis que a empresa têm.

Porque a empresa é que define qual é o produto que ela vai lançar… qual é o preço que ela vai fazer… onde é que ela vai distribuir….

Enfim, mas isso do composto de marketing ou marketing mix, que é a mesma coisa, nós vamos ver em outros vídeos, tá? Aqui é para vocês entenderem que faz parte do microambiente, obvio, está dentro da empresa… ou serviço que a empresa oferece.

Bom, dentro do microambiente, nós temos fornecedores, tá?

Fornecedores, é claro, toda empresa precisa de comprar algo, de alguém para poder o quê? Desenvolver seus produtos, seus serviços, então, óbvio que fornecedores fazem parte do microambiente e que a empresa tem um certo controle, claro!

É a empresa que define quais serão os seus fornecedores… ela define, quais são os critérios de qualidade, de aprovação, e parcerias…

Esses fornecedores… eles são fundamentais na elaboração de todos os processos… muitas empresas… a maioria delas… tem produtos… mas, não fabricam suas próprias embalagens!

Então, fornecedores de embalagem né? Fornecedores de matérias-primas…  fornecedores de máquinas e equipamentos… enfim,  fornecedores de todos os tipos… que fazem parte do microambiente.

Concorrência… também faz parte do microambiente, então, concorrência direta e indireta o que vem a ser isso?

Concorrente direto é aquele que faz exatamente a mesma coisa que eu faço, oferece o mesmo produto ou o mesmo serviço.

Só que a marca é diferente, então, se eu faço bicicleta, meu concorrente direto é quem faz bicicleta… se eu faço canetão,  meu concorrente direto é outra empresa que faz canetão, para a lousa também…

E os indiretos?

Indireto, são aqueles que oferecem substitutos… não é exatamente a mesma coisa… mas, cumpre mais ou menos a mesma função tá?

Então, vamos  pegar o exemplo da bicicleta de novo… bicicleta com bicicleta? Concorrente direto!

Mas, bicicleta com patinete, né? Concorrente indireto… bicicleta com skate? Concorrente indireto… bicicleta com patins? Concorrente indireto

Por quê? Porque a pessoa pode querer passear… querer se divertir, um laser… e ela pode comprar uma bicicleta, ou ela pode comprar um patinete, ou ela pode comprar um skate… então, esse ou… ou… ou… são os concorrentes indiretos…  oferecem opções, mas não são produtos iguais e é fundamental que eu conheça meus concorrentes… por quê?

Porque a gente nunca está sozinho no mercado, então, eu tenho que saber com quem eu vou concorrer, quem são meus concorrentes, o que eles oferecem…

Se a gente for pensar na análise SWOT, que é lá na frente… a gente vai ter que se comparar com quem? Com os nossos concorrentes.

O que você tem de ponto forte, ponto fraco… é com relação a concorrência!

E o indireto? Também, porque são produtos diferentes… serviços diferentes… que estão tirando a minha clientela, então, eu também preciso saber o que está acontecendo, para que?

Para que eu possa me adaptar, para que eu possa melhorar, né? A minha oferta!

A empresa interage com diversos públicos, né? Segundo o Kotler são sete.

Você tem o mercado financeiro, evidente né? Bancos, empresas de crédito e cobrança, acionistas, se for uma S/A… você tem a mídia, então, toda divulgação: jornal, televisão, rádio… a respeito do setor, das empresas…

É um público que você tem que se relacionar, haja vista, que recentemente aí escândalos na mídia… de empresas que tiveram produtos com problemas, como a cervejaria de Minas Gerais, que supostamente, envenenou as pessoas, que saiu na mídia.

Isso é uma grande campanha de divulgação negativa, né? Que mostra que aquele produto faz mal a saúde… então, essa relação com a mídia é muito importante para que?

Para preservar a imagem da empresa, a marca do produto…

Governo… sem dúvida, em toda a empresa se relaciona com o governo… e o governo, eu falo em três níveis:  o municipal, que é a prefeitura… o estadual, que é o governo do estado… e o federal, está certo?

Então, você tem que se relacionar,  tirar licenças, pagar taxas, impostos, nos três níveis de governo… e eles influenciam diretamente na operação da empresa com suas leis e tudo mais.

Funcionários… claro, toda empresa, por menor que seja, tem alguns funcionários… esses funcionários… é um público que a empresa tem de se relacionar. Recebem salários… motivação…  questões trabalhistas etc.

Local… então, toda empresa tem vizinhos, imagina você ter vizinhos, e você faz barulho… ou a sua empresa é de transporte,  tem carreta que para na rua… você vai começar a criar uma série de dificuldades e seus vizinhos vão começar reclamar, né?

Se a sua empresa faz muita fumaça… muita poluição…  muito barulho… muito… enfim, qualquer coisa, ninguém gosta de morar ao lado de uma empresa com entre sai de gente e tudo mais… então, tem que tomar muito cuidado com a relação com seus vizinhos, né?

Defesa do consumidor… evidente né? Por mais que você tente, você nunca vai agradar a todo mundo, então, sempre vai ter aquela pessoa que vai se sentir… é… lesada… descontente… e vai reclamar né! na defesa do consumidor, no PROCON… DECON… e aí, você vai ter de responder.

Geral… que é o seu público em geral, se você atua na região de São Paulo, seus consumidores de São Paulo… se você vende para o país inteiro, então, você tem uma população enorme aí de consumidores… tá!

Então, esses públicos, são os públicos que a empresa se relaciona e estão dentro do microambiente, por quê? Porque a empresa tem que manter um bom relacionamento com esses públicos.

E aí nós vamos para cá (Da lousa), este lado que o Kotler fala que a empresa tem disponibilidade de atender até 5 tipos de clientes diferentes... quais são eles?

Primeiro: B2C – A empresa pode vender para o consumidor final, né!? Abre uma loja virtual… outlet….e começa a vender direto para o consumidor final!

É mas, ela também pode, de alguma maneira, direcionar o produto para que algumas empresas consumam (B2B), aquele produto, não como revenda…. revenda é um outro tipo de cliente, aqui nós estamos falando como o consumidor final… usuário do produto, então, o consumidor, a pessoa física, óbvio que ela vai usar, mas a empresa também pode ser como uma pessoa física utilizando aquele produto.

Quer ver um exemplo? Papel Sulfite… imagine que você trabalha com papel Sulfite… você pode vender na sua lojinha lá na internet direto para o consumidor final… um pacote de 500 folhas… 50 folhas.. de Sulfite.

Mas, também você pode vender para outras empresas a utilizarem… então, você vai vender para as empresas como material escritório… escolas… empresas… elas compram papel Sulfite para quê? Para tirar cópia… para por nas suas impressoras, não é verdade?

Então, e também vai consumir… e você pode, evidentemente, vender o seu papel Sulfite para papelarias, tipo Kalunga… ela vai fazer o quê? Vai usar?

Não, ela vai revender (REVENDA), tá! Então, veja que é diferente a empresa que compra para uso próprio, da empresa que compra para revenda, o Governo, volta aqui…

Aqui (um lado da lousa) como um público para você selecionar, aqui (outro lado da lousa), ele volta como um possível cliente, por quê? Porque você pode ir através de concorrências públicas, não é?… licitação, que é o nome da venda para o Governo, vender o seu produto.

Ou o Governo não usa papel sulfite? O Governo usa uma série de coisas, né?

Inclusive aqui, o Estado de São Paulo, tem uma… um pregão eletrônico, para as empresas se cadastrarem oferecendo seus produtos ao cliente… o Governo é um grande comprador de uma série de produtos e serviços também.

E por último.. exportação. Eu posso vender para outros países? Evidente que eu posso, então, quando eu disse que você tem esses 5 tipos de clientes diferentes é importante que você desenvolva o máximo possível todos eles, por quê?

Porque se um estiver ruim… o outro vai te ajudar… então, se o mercado interno, aqui, os consumidores e as empresas estão, como agora, com problemas na economia e tal… de venda… você vende para fora, para outros países que estejam melhores… você vende para o Governo

Então, você vai ter que ter uma possibilidade a mais para melhorar o seu faturamento tá? Então, aí você vai ter cinco opções de clientes diferentes…

E por fim aqui… intermediário… o que são intermediários? São empresas que ajudam na promoção, na venda, ou na distribuição do seu produto… agência de publicidade e propaganda… ela te ajuda  na promoção… na divulgação do seu produto…

Você contrata uma empresa de telemarketing… ela vai te ajudar… na venda do seu produto… oferecendo o teu serviço… você contrata uma distribuidora, tá?

Veja que distribuidor, você pode ter aqui de logística… ela pode ser um fornecedor ou pode ser uma distribuidora… aqui você tá contratando o caminhão… aqui, você está contratando uma empresa de distribuição… aqui ela tem sua equipe de vendas própria… ela visita clientes… oferece o teu produto… que ela vai distribuir o seu produto, não é só a entrega, é uma diferença aqui entre fornecedor e intermediário.

Eles vão te ajudar a vender mais… eles não vão apenas prestar um serviço para você e você paga.  Eles vão te ajudar com a distribuição, com a venda e com a divulgação.

Nós temos na agências de publicidade, agências de promoção, empresas de distribuição, empresas de telemarketing e por aí afora, um monte de serviços, que estão disponíveis no mercado, para te ajudar a incrementar os seus negócios, tá bom?

Então, a gente acabou de ver aqui o microambiente de marketing, tá? Essas então, são as forças e as variáveis próximas a empresa, que a empresa, de alguma maneira, ela tem certo controle, para ajudá-la na adaptação ao macroambiente, para ajudá-la a fornecer o melhor produto, o melhor serviço aos seus clientes.

Mas, o nosso foco, a partir de agora, vai ser o Composto de Marketing ou Marketing Mix, que é realmente aquilo que a empresa tem total controle… sobre o seu produto… sobre o seu preço… sobre sua distribuição… sobre sua comunicação… mais isso a gente vai ver em vários vídeos separados, porque é um assunto muito extenso, né?

Não dá para a gente explicar aqui nesse vídeo, que já está ficando bastante longo e eu não quero estendê-lo mais, a ideia aqui era passar para vocês então quais são essas forças do microambiente… empresa, fornecedores, concorrentes, públicos, intermediários e cliente… e eu fico por aqui e vejo vocês no próximo vídeo, tchau!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Quer Saber Mais Sobre O Que É Marketing?

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