O que é uma lista OPT-IN e qual sua relação com o e-mail marketing
Se você usa ou deseja usar e-mail marketing em suas campanhas de marketing digital, provavelmente já ouviu falar do termo: OPT-IN e dá sua importância para o sucesso da ação.
Esse é um termo bastante utilizado dentro do marketing digital, pois está diretamente ligado a formação de leads.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é e-mail marketing? Leia o meu post “O Que é? Para que Serve? Quais os Benefícios? ” que trata desse tema.
Voltando ao assunto deste post, hoje vou falar um pouco sobre o que é OPT-IN, e como ele faz toda a diferença na sua estratégia.
Então, não deixe de ler esse post até o final!
Mas afinal, o que é isso? OPT-IN?
Não existe segredo em relação a esse conceito tão popular no marketing digital.
Basicamente, OPT-IN é uma lista de contatos, que, teve os dados fornecidos de forma voluntária pelos usuários.
Esse tipo de acesso é dado quando o seu lead preenche um formulário no seu site. Ou, assina uma NEWSLETTER.
Geralmente, as pessoas fazem esse tipo de cadastro para ter algo em troca. Por exemplo, você oferece um e-book para os usuários, e, em troca, eles preenchem um cadastro no seu portal.
Uma lista OPT-IN está diretamente ligada ao e-mail marketing.
Isso porque, você irá usá-la parara enviar as suas campanhas e mensagens de maneira mais assertiva.
Afinal, quem receberá esses materiais se inscreveu voluntariamente para ter esse tipo de conteúdo.
OPT-IN ou lista de e-mail marketing paga: Qual o melhor caminho?
Muitos empreendedores que desejam trabalhar com e-mail marketing, optam por comprar listas prontas de contatos.
Elas são comercializadas por empresas especializadas nesse tipo de serviço, e são uma alternativa para quem deseja criar um banco de dados rapidamente.
Contudo, essa é uma opção que pode não ser tão vantajosa quanto o OPT-IN.
Isso porque, quando você compra uma listagem do gênero, provavelmente, a maioria dos cadastrados nunca ouviu falar da sua marca, produto ou serviço.
Isso pode ser um problema, principalmente porque o seu e-mail marketing poderá ser encarado como SPAM.
Afinal, a pessoa receberá um conteúdo, sem nunca ter solicitado.
Ou seja, a estratégia acabará enfraquecendo a sua identidade na web, criando uma imagem negativa da sua marca, ao invés de fortalece-la.
Já com o OPT-IN, você terá uma aceitação maior em relação as suas campanhas e mensagens.
Como a pessoa se cadastrou ou assinou sua newsletter, ela tem plena consciência que conteúdos chegarão no seu endereço eletrônico, e dificilmente irão encarar isso como spam.
No entanto, desenvolver uma lista OPT-IN é mais trabalhoso do que comprar uma pronta.
Você terá que trabalhar com estratégias de marketing (leia mais no meu post: “Definição e Dicas Incríveis para o Sucesso”), sobre como incentivar os usuários a concederem seus dados, de maneira voluntária, para só então começar a disparar conteúdo.
Cuidados para não acabar perdendo a sua lista OPT-IN
Criar uma lista OPT-IN é uma tarefa que demanda esforço e tempo.
Contudo, se você não tiver uma boa estratégia de e-mail marketing, poderá perder esses contatos.
Isso porque, em algumas situações a lista deixa de ser OPT-IN, tais como:
- Pessoas que cancelaram a inscrição depois de um tempo e se tornam OPT-OUT;
- Pessoas que descartam suas mensagens assim que elas entram na caixa de entrada;
- Pessoas que fizeram o cadastro há algum tempo, mas nunca receberam conteúdo.
Logo, para que a sua lista OPT-IN se mantenha ativa, você precisa de uma boa estratégia de e-mail marketing, e vice-versa.
O que você achou deste conteúdo?
Esqueci alguma coisa?
Conte nos comentários!
Ficou curioso?
Quer saber mais?Acesse agora o E-book: E-MAIL MARKETING: GUIA COMPLETO PARA INICIANTES!
E saiba mais!!!
Deixe um comentário