Provavelmente você já deve ter ouvido falar dos LEADS, e como eles são importantes para um negócio. Mas você sabe quem são eles, e porque o e-mail marketing pode te ajudar a mantê-los?
Dentro do marketing digital, eles têm papel fundamental, pois, no futuro poderão se tornar clientes, e até mesmo embaixadores da marca.
Hoje vou falar um pouco sobre quem são os leads, como o e-mail marketing te ajudará com eles.
Leads x E-mail Marketing
Antes de mais nada, vou explicar quem são os leads. Eles nada mais são que pessoas que mostraram interesse pelo seu produto ou serviço, e que chegaram até o seu blog por alguma ferramenta de interação.
Formulários, newsletter, redes sociais, conteúdos gratuitos, são algumas das alternativas que podem ter levado o lead até você.
Ele está um passo anterior ao de se tornar o cliente. Isso porque, ele ainda está em busca de informações.
E é nesse sentindo que o e-mail marketing pode te ajudar. Essa ferramenta, basicamente, irá te ajudar a nutrir esse cliente em potencial.
Como assim nutrir?
Simples, através do e-mail marketing, você irá enviar conteúdos de qualidade para o seu lead, de modo que ele avança na jornada de compra, e, assim, se transforme em um cliente. Essa mudança de etapa de lead para cliente é chamada de taxa de conversão.
Como o e-mail marketing pode ser útil na nutrição dos leads?
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta do marketing digital. Se utilizado de maneira correta, pode fazer o seu negócio deslanchar.
No caso da nutrição de leads, ele é útil de diferentes maneiras.
1. Segmentação
Uma das chaves do sucesso de qualquer negócio é saber atender as necessidades dos diferentes tipos de clientes dentro do seu público-alvo. Nesse sentindo, o e-mail marketing é útil pois ajuda na segmentação.
É possível enviar conteúdos específicos para cada grupo, e, assim, aumentar a taxa de conversão.
2. Gerar tráfego para o seu site
Através do e-mail marketing, também é possível aumentar o tráfego do seu site. Muitos leads acabam estagnando no meio da jornada de conversão por diversos motivos. Essa ferramenta irá estimular que eles voltem a sua página.
3. Qualificação de leads
Outra vantagem de usar essa ferramenta nos leads é que você poderá qualifica-los. Com essa estratégia, é possível identificar as demandas de cada lead, construir estratégias de marketing digital que atinjam essas necessidades.
Como conseguir Leads?
Para conseguir leads, você precisa atraí-los para o seu site. Uma boa estratégia é oferecer algo em troca. Um conteúdo digital, cupons de desconto, consultorias e coisas do gênero.
Dessa maneira, é possível criar o que chamamos de lista opt-in. Com ela em mãos, você conseguirá utilizar o e-mail marketing de maneira assertiva, sabendo exatamente quais conteúdos seus leads desejam.
Quer saber mais sobre essa listagem? Então não deixe de conferir o post “O que é uma lista OPT-IN”
O que você achou deste conteúdo?
Esqueci alguma coisa?
Conte nos comentários!
Ficou curioso?Quer saber mais? Acesse agora o E-book: EMAIL MARKETING: GUIA COMPLETO PARA INICIANTES!
E saiba mais!!!
Deixe um comentário